Percepción de los clientes sobre la propuesta de valor de las oficinas de contabilidad

AutorThais Ceccon de Quadros, Giovana Sordi Schiavi, Fernanda da Silva Momo, María Andrea Rivero
CargoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil / Universidad Nacional del Sur, Argentina
A percepção dos clientes em relação
à proposta de valor dos escritórios de
contabilidade
Thais Ceccon de Quadros
Universidade Fe deral do Rio Grande do Sul, B rasil
Giovana Sordi Schiavi
Universidade Fe deral do Rio Grande do Sul, B rasil
Fernanda da Silva Momo
Universidade Fe deral do Rio Grande do Sul, B rasil
María Andrea Rivero
Universidad Nacional del Sur, Argentina
O objetivo do es tudo é identicar a percep ção do cliente em relação à prop osta de valor entre-
gue a partir dos serv iços contábeis prestados p or escritórios com estrutur as e características
diferentes. Por isso, foi realiza da uma pesquisa qualitativa e d escritiva, desenvolvid a por meio
de entrevistas com clientes e do cumentos de escritórios contáb eis. O estudo teve como ponto
central a análise dos serv iços prestados pelos escr itórios tradicionais, escr itórios digitais e
escritórios inteiramente online. A pesquisa apresenta as va riedades de escritórios con tábeis
que existem atualmente, rela cionando-os com o imp acto tecnológico, os ser viços prestados e
as propostas de valor entregues. Com foco na p roposta de valor, a pesquisa reve la a opinião
e visão do cliente como fator-chave d e estruturação e diferenc iação dos negócios contáb eis.
A partir das entrevistas, quat ro entrevistados de cada tip ologia de escritório contá bil, o estudo
apresentou resultados positivos sobre a inserção tecnológica nos escritórios de contabilidade,
mostrando que os modelos tradicionais estão, a cada dia, se adaptando com a “Era Digital”.
https://doi.org/10.18800/contabilidad.202302.004
Contabilidad y Negoc ios 18 (36), 2023 / e-IS SN 2221-724X
GESTIÓN EMPRESARIAL
A percepção dos clientes em relação à propo sta de valor dos escritórios de contabilidade
Contabilidad y Negocios 18 (36), 20 23 / e-ISSN 2221-724X
os escri tórios digitais e online, se mostra m ecazes no rápido atendim ento ao cliente, porém
suas análises gerenciais e acompanhamento das necessidades da empresa ainda são limitadas.
O estudo contribui para a literatura , que conta com uma escassez de pes quisas que reitam a
percepção do cliente sobre a proposta de valor dos escritórios contábeis. Assim como, demons-
tra o impacto da tecnolo gia nos processos de atividade s contábeis e a exemplicação d e seu
crescente desenvolvimento nos escritórios.
Palavras-chave: escritórios de contabilidade, proposta de valor, percepção do cliente, transfor-
mação tecnológica
Percepción de los clientes sobre la propuesta de valor de las oficinas de
contabilidad
El objetivo del es tudio es identicar la perce pción del cliente en relación a la p ropuesta de valor
entregada a partir de lo s servicios contables p restados por ocinas con dif erentes estructuras
y características. Pa ra ello, se realizó una investigació n cualitativa y descriptiva d esarrollada a
través de entrevistas a clientes y la re visión de documentos de ocina s de contabilidad. El estu-
dio se centró en analizar los se rvicios que prestan las o cinas tradicionales, las o cinas digita-
les y las ocinas íntegramente online. La investigación presenta las variedades de despachos
contables que existen ac tualmente. Además, las relaci ona con el impacto tecnoló gico, los servi-
cios prestados y las propuestas de valor entregadas. Se hace énfasis en la propuesta d e valor,
y la encuesta revela la opini ón y la visión del cliente como fac tor clave en la estructuració n y
diferenciación de los negocios contables. A par tir de las entrevistas a cuatro e ntrevistados de
cada tipología de despacho contable, el estudio presentó resultados positivos sobre la inserción
tecnológica en los despachos contables. Así, se mostró que los modelos tradicionales se adaptan
cada día a la “era digital”. Por otro lad o, las ocinas digitales y en línea so n efectivas para brin dar
un servicio rápido a l cliente, pero su análisis gerencial y e l seguimiento de las necesidad es de
la empresa aún son limitado s. El e studio contribuye a la literatur a sobre el tema, sobre el cual
todavía hay escasez de investigac iones que reejen la percep ción del cliente sobre la propu esta
de valor de las rmas contable s. Asimismo, demuestra el im pacto de la tecnología en l os proce-
sos de las actividades co ntables y la ejemplicación de su cre ciente desarrollo en las ocinas.
Palabras clave: ocinas de contabilidad, propuesta de valor, percepción del cliente, transforma-
ción tecnológica
Customers’ perception regarding the accounting offices’ value proposition
The study aims to identify the cl ient’s perception in relation to th e value proposition delive red
from the accounting serv ices provided by oces with die rent structures and chara cteristics.
Therefore, qualitative an d descriptive research was car ried out, developed thro ugh interviews
with clients and document s from accounting oces. The study focused on ana lyzing the service s

Para continuar leyendo

Solicita tu prueba

VLEX utiliza cookies de inicio de sesión para aportarte una mejor experiencia de navegación. Si haces click en 'Aceptar' o continúas navegando por esta web consideramos que aceptas nuestra política de cookies. ACEPTAR