Influencia del presupuesto en las estrategias de redes sociales y la ventaja competitiva de las franquicias de alimentos

AutorAmanda Marcondes Coelho, Januário José Monteiro, Rogério João Lunkes, Daiane Antonini Bortoluzzi
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal de Santa Maria
Páginas77-93
CONTABILIDAD DE GESTIÓN
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Amanda Marcondes Coelho, Januário José Monteiro, Rogério João
Lunkes, Daiane Antonini Bortoluzzi
Universidade Fe deral de Santa Cat arina, Brasil
Universidade Fe deral de Santa Cat arina, Brasil
Universidade Fe deral de Santa Cat arina, Brasil
Universidade Fe deral de Santa Maria , Brasil
O estudo te ve por objetivo analisar a infl uência do orçamento nas es tratégias de mídias s ociais
e na vantagem com petitiva de fr anquias alimentícia s. Para tanto, uma survey foi aplicada com 8 4
gestores d e franquias alimentícia s e a análise quantitati va foi efetuada mediante us o da mode-
lagem de equações estruturais. Os resultados indic aram que o orçamento para planejamento
influência positivamente na v antagem competitiva , que está relacionado ao desempenho das
empresas . Observou-se também que a relação ent re o orçamento para o diálogo e a vant agem
competitiva no mercado, é mediada pela estratégia de mídias sociais . Os resultados destacam
ainda que quanto maior o us o do orçamento para a s funções de comunicação e m otivação, maior
a implementação de estratégias de mídia s sociais. O s achados agregam à literatura de orça-
mento empres arial, ao sugerir que pode foment ar o maior desempenho em relação aos conco-
rrentes. As evidências suger em ainda que as estraté gias de mídias sociais seja m utilizadas para
reforçar os ef eitos dos controles de ge stão nos resultad os organizacionais.
Palavras-chave: orçam ento, mídias sociais, vantagem compet itiva, franquias alimentíci as
https://doi.org/10.18800/contabilidad.202201.003
Contabilidad y Nego cios (17) 33, 2022 , pp. 77-93 / e-ISSN 2221 -724X
A.M. Coelho, J. J. Monteiro, R.J. Lunkes, D.A . Bortoluzzi
Contabilidad y Negocios 17 (3 3), 2022 / e-ISSN 2221-724X
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Budget influence on social media s trategies and on the competitive
advantage of food franch ises
The study aimed to a nalyze the influence of b udget on social media s trategies and on t he compe-
titive adv antage of food franchi ses. For that, a sur vey was applied with 8 4 food franchise mana-
gers and the quan titative anal ysis was per formed using st ructural equa tion modeling. T he results
indicated that the planning budget positively influences the competitive advantage, which is
related to th e performance of comp anies. It was also ob served that th e relationship bet ween the
budget for dialog ue and the competit ive advantage in th e market is mediated by t he social media
strat egy. Th e results al so highlight that the greater the use of budget for communication and
motivation functions, the greater the implementation of social media strategies. The fin dings
add to the corpor ate budget literat ure, suggestin g that it can foster gr eater performanc e in rela-
tion to compet itors. Evidence al so suggest s that social media s trategies are u sed to reinforce the
effec ts of management cont rols on organizati onal results.
Keywords : budget, social med ia, competitive adv antage, food franchises
Influencia del presupues to en las estrategias de redes sociales y l a ventaja
competitiva de la s franquicias de alimentos
El estudio tu vo como objetivo analizar l a influencia del presupues to en las estrateg ias de redes
sociales y en la ventaja competitiva de la s franquicias de alimentos. Para ello, se aplicó una
encuest a a 84 gerentes de franquicia s de alimentos. El análisis c uantitativo se real izó mediante
modelos de ecuac iones estructura les. Los resultados indicaron que la planificación presupues-
taria influye positivamente en la ventaja competitiva, la cual se relaciona con el desempeño
de las empres as. También se observó que la rel ación entre el presupuesto para el diálogo y la
ventaja compe titiva en el mercado es tá mediada por la estr ategia de social media. Los resulta-
dos también des tacan que, cuanto mayor es el u so del presupuesto para f unciones de comuni-
cación y motiv ación, mayor es la impleme ntación de estra tegias de redes soc iales. Los hallazgos
se suman a la liter atura sobre presupu estos corporat ivos, lo que sugiere que pue de fomentar un
mayor desempe ño en relación con los compet idores. La evidenc ia también sugiere que la s estra-
tegias de los m edios sociales se utiliz an para reforzar los e fectos de los controle s de gestión en
los resultad os de la organización.
Palabras clave : presupuesto, re des sociales, venta ja competitiva, fr anquicias de comida

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